As 3 Substâncias

Neste texto o terapeuta César Suziganm fala muito bem das 3 substâncias, que é um conceito fundamental para iniciarmos o entendimento de Alquimia. Então, vamos lá!

"Hoje muito se fala no termo Alquimia, “Alquimia do Coração”, “Alquimia transforma chumbo em ouro”, “Alquimia da Alma”... mas o que é Alquimia?
Alquimia não tem nada a ver com lendas do período da Idade Média, aposto como você já imaginou um figurão com chapéu e roupa de Merlin... a alquimia é muito mais antiga que isso, tem escritos de 3000 até 5000 anos antes de Cristo (daí você pensa, e o que me interessa coisas tão antigas?), acontece que dela nasceu todas as ciências – astrologia, numerologia, etc. – um conjunto de várias ciências que ao longo do tempo foi toda segmentada, assim como aconteceu com a medicina.

Alquimia é uma arte de cura, que envolve as questões interiores da pessoa, o alquimista se preocupa em deixar a pessoa bem, leve, sem preocupações, vazio (no bom sentido).

Para ser um alquimista, você tem que acreditar que tudo o que existe na Terra não passa de 3 substâncias, tudo tem princípios ativos voláteis (mercúrio), oleosos (sulphur) e os sais (minerais) que dão liga aos 2 primeiros... nossa que viagem! Mas veja só, tudo não é feito de átomos?

E o átomo é feito de 3 substâncias: elétrons (volátil e negativo), prótons (oleoso e positivo) e nêutrons (sal e neutro). Não existe diferença entre o cabelo e a pele, entre uma cadeira e a parede, entre a carne e a madeira... tudo é feito de átomos. A única coisa que difere é a quantidade de átomos.

Na nossa natureza corpórea é importante que tenhamos as 3 substâncias em equilíbrio, mas normalmente nos deparamos com alguns perfis:

1) O SULFÚRICO

Este indivíduo é tempestuoso e impaciente. Ativo demais, não consegue permanecer nos lugares por muito tempo. Quando contrariado mostra-se agressivo e colérico. É nervoso, irado, irritável, contraído. Mas é realizador, materialista.

Quando esta Substância se excede no corpo o excesso é imediatamente descartado através dos Intestinos Grosso e Delgado. A descarga de toxinas sulfúricas pode provocar alguns sintomas e incômodos em alguns orgãos, como: prisão de ventre, gastrite, má digestão, úlcera, apendicite, vesícula, diverticulite, pernas, pés, órgãos sexuais e reprodutores, ânus, próstata, bexiga, baço, rins e supra-renais.

2) O SALINO
Geralmente gordinhos, sempre procura a companhia das outras substâncias para ancorar a sua própria. Não medem esforços para se fazerem notar pelo apelo sentimental e carinhoso. Está sempre no meio.

Quando esta Substância se excede no corpo, o excesso é imediatamente descartado através da Circulação Sanguínea Arterial e Venosa. O sangue recebe uma grande quantidade de toxinas Salinas e engrossa, provocando alguns sintomas cardiovasculares e incômodos em alguns orgãos, como: sangue, pele, timo, pulmão, coração, depressão, angústia, tristeza, apatia, timidez, asma, bronquite, hipertensão, dificuldade circulatória em todo corpo.

3) O MERCURIAL

Caracteriza-se por ser um pensador. Cheio de sonhos e devaneios, nunca desliga a sua mente. É atraído por informações filosóficas, espirituais e cheias de ocultismo.

Quando esta Substância se excede no corpo, o excesso é imediatamente descartado através do sistema linfático. Aparecem gânglios por todo o corpo e o indivíduo muitas vezes tem a sua resistência enfraquecida. Dormem pouco ou apresentam um sono muito agitado. Pode proporcionar também alguns incômodos, como: rinite, sinusite, otite, tontura, insônia, cefaléia (dor de cabeça), labirintite, o cérebro e suas funções, olhos, ouvidos, nariz, boca, rosto, amídalas, traquéia, cordas vocais e meninge."

Comentários

Rui Sousa disse…
Hello It´s with enormous pleasure that I invite you to visit my new and fresh blog at:

www.ruisousaartworks.blogspot.com

regards and be happy!

ps: leave a comment!
Nanda Botelho disse…
Oi senti sua falta!
Vim dar um alô.

Não entendo muito de alquimia, mas acho que esse trecho fala muito da realidade de nossa existência:
"Não existe diferença entre o cabelo e a pele, entre uma cadeira e a parede, entre a carne e a madeira... tudo é feito de átomos. A única coisa que difere é a quantidade de átomos."

Parece com todo conhecimento de crescimento espiritual.
Guilherme Silva disse…
Olá Nanda e Rui Sousa,

Desculpe o sumiço. Tenho me envolvido com outras atividades e sem tempo para escrever. Agora estou retornando, aos poucos...Dentro da minha disponibilidade sempre estarei trazendo algumas percepções sutis para todos vocês.

Gratidão pelo carinho!

Postagens mais visitadas deste blog

Os Quatro Elementos

O Sol

Confiança