Medo

Vamos agora falar do medo. Qual é o significado que se esconde no âmago desta palavra? Sabemos que o medo pode provocar em nós várias sensações: arrepio, fraqueza, nervosismo, preocupação, angústia, histeria, etc. Porque ele é uma ameaça tão grande ao nosso bem-estar? Porque será que ele incomoda tanto? Analisando a palavra, podemos intuir o seguinte: MEDO (Me + Dói) = Minha dor. Se medo tem haver com dor, talvez seja por isso que fugimos dele tanto quanto da dor. Para ficar mais claro, vamos tentar defini-lo.

O Medo é um sentimento de paralisia causado por um pensamento doloroso. Ele descarrega adrenalina no sangue e contrai os músculos do corpo para você parar e ficar alerta de algum perigo. O medo é criado quando você pensa que algo desconhecido ou incontrolável por você pode lhe trazer dor e gerar sofrimento. Quando a sua sobrevivência ou seu bem-estar são ameaçados. Os pensamentos que geralmente vêem a cabeça são: "Não confio em mim", "Isto é perigoso", "Aquilo pode me fazer sofrer", "Vou fugir disso", etc.

Então, como posso lidar com ele? Apague da sua mente tudo que lhe assusta e não lhe deixa sair do lugar. Pare de dar poder ao medo. Quanto mais você foge dele, mais força ele ganha. O medo é só uma reação à uma memória de dor registrada em sua mente de alguma experiência dolorosa que lhe fez sofrer no passado. Desenvolva a confiança em si mesmo. Vá continuamente removendo as crenças negativas de que você não pode. Afirme que você é capaz. Saiba que o amor que há dentro de você guia sua vida. Que o perigo já passou. Que você está seguro agora. E que nada de mal vai lhe acontecer. Você já sabe que o medo é só um registro de algo que lhe aconteceu em tempos remotos. No presente, ele é uma ilusão criada pela mente. Lembre-se que seu espírito pode tudo. É a sua verdadeira força interior. Peça a sua divindade que o medo se dissolva dentro de você, através do amor, e que ele desapareça agora, para sempre.

Portanto, não tenha medo e ame-se.

Comentários

Nanda Botelho disse…
Oi! Acho que o medo vem do nosso esquecimento de quem realmente somos, seres infinitos, ao nos sentirmos separados, apavoramos. E sim, paralisamos. Tenho repetido uma frase que me ajuda Eu confio em mim e no processo da vida.
Guilherme Silva disse…
Isso, Nanda! Perfeito.. A separatividade é a raiz de todos os medos. A fragmentação que sofremos quando nos separamos da fonte foi necessária e agora retornaremos com a consciência de quem somos. Cheios de experiências! Gratidão!

Postagens mais visitadas deste blog

Os Quatro Elementos

O Sol

Confiança