Alimentação - Em Ressonância com a Natureza

A partir de hoje, vou trazendo também alguns textos muito interessantes baseados na antiga arte de cura pela natureza, a Alquimia. Este artigo sobre alimentação foi escrito pelo terapeuta e professor César Suziganm da Escola de Alquimia, fundada por Joel Aleixo, na qual hoje frequento o segundo ano. Então, vamos lá... Tenham uma ótima leitura!

"Posso citar aqui inúmeros fatores que influenciam nosso dia-a-dia: horários, alimentos que ingerimos, fases da lua, qualidade do sono, fatores climáticos, elementos (fogo, terra, água e ar), enfim, esta lista não teria fim e não seria nenhuma novidade, embora nós não demos atenção a nem metade dela. Devemos nos integrar à realidade dos ecossistemas que nos cercam. Dessa forma, em ressonância com a natureza, conquistaríamos o equilíbrio através da consciência de ter hábitos saudáveis e disciplina.

Então, vamos nos atentar a alguns fatores interessantes. Movimentos dinâmicos da Terra e os quatro elementos.
Durante 24 horas passamos por essas trocas de energias:

• 03h00 às 09h00 = FOGO
• 09h00 às 15h00 = TERRA
• 15h00 às 21h00 = ÁGUA
• 21h00 às 03h00 = AR

O elemento fogo nos ajuda no sentido de aumentar a energia vital. Acordarmos para enfrentar um dia com energia e disposição e principalmente devolver a sensação de estar vivo. Suas palavras-chaves são: “FORÇA INTERIOR E VONTADE DE VIVER”.

O elemento terra atua na força vital dos órgãos e músculos do corpo, trazendo sensações de integração entre corpo e mente e nos ajuda a realizar nossos projetos na prática do cotidiano. Sua palavra-chave é a “REALIZAÇÃO MATERIAL”.

O elemento água cria fluidez em todo o corpo físico, ajuda-nos a encarar os momentos que aparentemente temos dificuldade em aceitar. Melhora o fluxo de energia periférica em todo o corpo e suas palavras-chaves são “ACEITAÇÃO E ADAPTABILIDADE”.

O elemento ar nos faz refletir sobre nossas atitudes aumentando nosso poder de discernimento, nos acalma e nos traz sensações de bem estar; suas palavras-chaves são “DISCERNIMENTO E REFLEXÃO”.

Se relacionarmos esses horários dos elementos com nossa alimentação, ficamos da seguinte forma:
- Entre 6 e 8h45 = FOGO = 100% calorias (café da manhã) = pode-se comer de tudo e muito bem (pães, ovos, castanhas, queijos, carnes – de preferência branca – chocolates) e tudo o que desejar. Fogo queima tudo!

- 9 horas = FOGO e TERRA = troca da energia de fogo para terra = abstenção.

- Entre 9h15 e 14h45 = TERRA = 50% calorias (almoço) = arroz integral, feijão, legumes e verduras em geral, alimentos que vêm da terra (calcule a metade do café da manhã).

- 15 horas = TERRA e ÁGUA = troca da energia de terra para água = abstenção.

- Entre 15h15 e 20h45 = ÁGUA = apenas 25% calorias (jantar) = sopas de legumes, frutas ou sucos (líquidos em geral e em pequenas quantidades). Água digere água!

- 21 horas = ÁGUA e AR = troca da energia de água para ar = abstenção.

- 00h00 = AR = dormir.

Quando tem a troca de energia dos elementos é melhor não ingerir nada 15 minutos antes e 15 minutos depois. Comer bem nas refeições para não ser necessário os “lanchinhos” entre elas ou mesmo antes de dormir.

IMPORTANTE: Um novo padrão de ciclo alimentar sempre deverá respeitar a rotina do organismo. Jamais deverão ocorrer mudanças repentinas no hábito alimentar. Vá devagar! Acho que já temos muita lição de casa. Experimentem esta nova rotina e numa próxima matéria falarei sobre as fases do sono."

Comentários

Nanda Botelho disse…
Interessante e fácil essa orientação sobre como se alimentar, tem lógica.

Postagens mais visitadas deste blog

Os Quatro Elementos

O Sol

Confiança